Categorias
SAÚDE E BEM ESTAR

Sustentabilidade: Paris adota medidas que incentivam meios de transportes menos agressivos

Por mais veloz que o carro de um parisiense milionário seja, ele nunca vai conseguir pisar no acelerador para chamar atenção das garotas nos bistrôs.

Paris impôs um limite de 30km/h para carros na cidade, buscando promover meios mais limpos e alternativos de transporte, além de desincentivar o uso de automóveis.

A grosso modo, a prefeita quer que as pessoas saiam de trás dos volantes e passem a caminhar, pedalar ou usar o transporte público sempre que possível.

Hoje, o limite de 30km/h se aplica a cerca de 60% da área central de Paris, mas agora cobrirá toda a cidade — com exceção para algumas vias, como a Champs-Élysée.

A medida é ousada, mas tem o apoio da grande maioria dos moradores. Segundo as autoridades, 59% dos parisienses aprovam o novo limite de velocidade.

Além do limite, há outra novidade…

Você já deixou de ir de carro para algum lugar porque sabia que seria difícil achar uma vaga? Nessa linha, Paris também vai remover 60 mil das 140 mil vagas disponíveis na cidade, usando o espaço para ampliar ciclovias. Paris a pé não é uma má ideia… risos.

Zoom Out: A capital francesa pode ser a primeira de muitas cidades que irão aderir medidas similares nos próximos anos, já que, em julho, a União Europeia se comprometeu a reduzir emissões de carbono em 55% até 2030. Tendência em grandes centros?

Avatar de Niceana Maria

Por Niceana Maria

Jornalista; Licenciada em Letras Português/Inglês

One reply on “Sustentabilidade: Paris adota medidas que incentivam meios de transportes menos agressivos”

Em Garça também seria mais saudável retirar os carros do centro histórico (em torno às duas praças: da Matriz e do Cinema). E com a abertura do Parque da Liberdade no Lago sugiro o fechamento total do trânsito na rua entre o Bosque das Cerejeiras e o Parque da Liberdade. Fechado até para bicicleta. Ali é lugar de caminhada.

Curtir

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora