
🚗 Esqueça o ronco dos motores e o cheiro de gasolina. Nas ruas da China, o futuro é feito de placas verdes e silêncio. O que antes parecia uma aposta arriscada, virou um movimento que está transformando o mercado global de carros elétricos.
Back in time: A China iniciou sua estratégia de veículos elétricos (EVs) há 20 anos, quando percebeu que competir com os gigantes dos carros movidos a gasolina dos EUA, Europa e Japão seria quase impossível. 🌱
- Investindo em tecnologia de baterias, infraestrutura de carregamento e apoio governamental, o país virou o maior mercado de EVs do mundo, com 11 milhões de vendas em 2024, um aumento de 40% em relação ao ano anterior.
🇨🇳 O impacto foi sentido: A China não só se consolida como líder em tecnologia limpa, mas também muda drasticamente o mercado global do petróleo, com a demanda chinesa por gasolina tendo caído pela primeira vez em anos.
Enquanto isso, do outro lado do mundo…
🇺🇸 Nos EUA, o futuro dos EVs está na corda bamba. O crédito fiscal federal do Inflation Reduction Act — até US$ 7.500 para novos e US$ 4.500 para usados — segue firme, mas não por muito tempo se depender de Trump e dos republicanos.
A missão deles é desfazer o legado verde de Biden. Isso inclui acabar com esses incentivos fiscais e mudar os padrões de emissão.