Categorias
ECONOMIA

EUA cortam taxa de juros logo depois das eleições

Imagem: Lazaro Gamio

Pela segunda vez consecutiva, o BC americano decidiu cortar a taxa de juros do país. Dessa vez, o FED reduziu o ritmo e o corte foi um pouco menor — de 0,25%.

Aprofundando… Se te parece pouco, saiba que, antes, esse intervalo estava no maior patamar desde o começo do século. Agora, a taxa está na faixa de 4,50% a 4,75% ao ano.

  • Essa redução só foi possível porque a inflação dos EUA — que em 2022 chegou ao maior nível em mais de 40 anos — está diminuindo aos poucos e chegou a 2,4%. O valor está perto da meta do ano do FED de 2%.

Pense que a taxa é o principal mecanismo para segurar a inflação quando ela está crescendo acima do normal — já que, na teoria, as pessoas consomem menos quando os juros estão altos.

O que está nas entrelinhas: Ao relaxar o controle sobre a economia americana e deixar o crédito mais barato logo depois das eleições, o FED mostra que acredita que a economia americana tem um bom futuro pela frente.

Por que você precisa saber disso: Com a rentabilidade da renda fixa na maior potência do mundo ficando menor e a de países emergentes crescendo, a tendência é que os investidores estrangeiros coloquem o dinheiro por aqui.

Avatar de Niceana Maria

Por Niceana Maria

Jornalista; Licenciada em Letras Português/Inglês

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora