Categorias
MERCADO FINANCEIRO

Depois de um mês, Ibovespa volta a engatar quedas

Imagem: InfoMoney

👻 O fantasma dos juros. O presidente do Banco Central voltou a dizer que é difícil que o Brasil tenha juros mais baixos do que o patamar atual sem que aconteça um choque fiscal no país.

  • A declaração veio depois que o mercado financeiro aumentou a previsão para a inflação de 2024 — saindo de 4,39% para 4,5% em apenas uma semana.

Essa porcentagem é o limite da meta que o nosso país colocou para o aumento nos preços. Ou seja, é muito difícil que o BC escolha diminuir a Selic nos próximos meses.

Isso porque os juros são a principal ferramenta para controlar a inflação, uma vez que, deixando o empréstimo mais caro, em tese, se diminui o consumo entre a população.

Como consequência… Ainda com um dia fraco em Wall Street, o resultado foi uma queda de 0,31% na bolsa brasileira, ficando nos 129.951 pontos. Essa é a 4ª queda seguida do Ibovespa — o que não acontecia há um mês.

A equipe econômica do governo ainda teve um motivo para sorrir ao ver que o FMI aumentou de 2,1% para 3% a estimativa do crescimento do PIB brasileiro para este ano.

Monitor de cotação: 💵 Dólar: +0,12% (R$ 5,69) || 💶 Euro: -0,09% (R$ 6,14)

Avatar de Niceana Maria

Por Niceana Maria

Jornalista; Licenciada em Letras Português/Inglês

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora