Categorias
ECONOMIA

Queda de demanda na China liga sinal de alerta no mercado de luxo

Imagem: CNBC

O conglomerado LVMH reportou uma queda de 5% nas vendas do 3º trimestre de sua vertical de moda e artigos de couro , resultado abaixo das expectativas dos analistas, que previam um aumento entre 0 e 4% .

Ao que tudo indica, o principal responsável por essa desaceleração é a China, que, por conta da crise imobiliária local , viu seus consumidores, especialmente os da classe média, passarem a priorizar outros gastos.

O resultado abaixo do esperado da LVMH também coloca em dúvida os planos que o governo chinês anunciou no final de setembro para transações para a economia — e que fez com que ações das empresas europeias de bens de luxo subissem.

Por que isso é importante? Nas últimas 2 décadas, a China contribuiu muito para o crescimento do setor, passando de representar apenas 1% das vendas globais de luxo em 2000 para 1/3 atualmente .

Além disso, a LVMH é para a moda de luxo o que a NVIDIA é para chips de IA. Ou seja, a queda nas vendas do conglomerado pode sinalizar tempos ainda mais difíceis para rivais menores.

Diminua o zoom. Hoje, o número de compradores de luxo é menor, consequência do cenário macroeconômico atual e dos aumentos agressivos de preços — o produto de luxo médio é 60% mais caro hoje do que era em 2019 —, que acabou afastando os menos ricos.

Agora, essas marcas talvez tenham que lançar novos produtos com preços mais realistas, especialmente à medida que os consumidores transferem os seus gastos para outras prioridades, como saúde, bem-estar e viagens.

Avatar de Niceana Maria

Por Niceana Maria

Jornalista; Licenciada em Letras Português/Inglês

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora