Categorias
NEGÓCIOS

O fantasma da recuperação judicial tem assombrado cada vez mais empresas

Na primeira metade deste ano, os pedidos de recuperação judicial no Brasil chegaram ao maior patamar em quase 20 anos, somando mais de mil solicitações.

Como se não bastasse… A situação de emergência também atinge algumas das principais empresas do setor que sustenta a nossa economia há anos: o agronegócio — que movimenta mais de R$ 2 tri por ano.

As 10 maiores empresas do agro BR que estão em recuperação judicial devem, juntas, R$ 12,3 bilhões — mais que o dobro do valor registrado no ano passado.

Além das grandes empresas, pequenos e médios produtores rurais também enfrentam dificuldades. Só neste ano, 106 pequenos produtores pediram RJ, um crescimento de 523% na comparação com 2023.

Imagem: Bloomberg

“Uma tempestade perfeita.” Se entre 2020 e 2022 o agro brasileiro passou por um bom momento com alta demanda e bons preços das commodities, agora o cenário é de queda nos preços, alta nos juros e produção mais cara.

Salve-se quem puder 📉
Para além do agro, as recuperações judiciais de micro e pequenas empresas dobraram de janeiro a agosto. Com 1.062 solicitações, as companhias da categoria somaram mais de 70% dos pedidos de RJ no Brasil neste ano.

O que está por trás: Para uma empresa chegar a esse nível, as dívidas se acumularam a um nível tão alto que, para evitar declarar falência, ela entra na Justiça buscando um prazo maior para reorganizar as contas.

Ou seja, com cada vez mais companhias de diferentes tamanhos e setores recorrendo à medida, esse é um indicativo de que a economia brasileira está fragilizada com as empresas em dificuldades.

Avatar de Niceana Maria

Por Niceana Maria

Jornalista; Licenciada em Letras Português/Inglês

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora