Categorias
ECONOMIA

O mercado de trabalho americano está esfriando…

Imagem: Lindsey Bailey

❄️ Cooling down. Pelo segundo mês seguido, o número de empregos disponíveis para os americanos diminuiu em julho deste ano e confirmou que o mercado de trabalho por lá está em queda.

  • Foram cerca de 240 mil postos a menos na comparação mês a mês, abaixo do esperado. No total, julho teve 7,6M de vagas abertas, o menor nível desde janeiro de 2021.

O que você precisa saber: Embora o nível do emprego esteja estável, o ritmo de contratação caiu pela metade desde o pré-pandemia, influenciado pela alta taxa de juros, que torna pegar dinheiro emprestado mais caro — diminuindo os investimentos e as contratações.

Pense que é um efeito cascata. Se os juros estão altos e as empresas estão contratando menos, menos pessoas estão recebendo salário e a economia, assim como a inflação, está crescendo mais devagar.

Agora, o próprio presidente do Fed disse que “chegou a hora de ajustar a taxa”.

Tem quem comemore: A queda nos juros americanos tem tudo para tirar a concentração do capital no Tesouro Americano e a estimular a ida dos investimentos para mercados emergentes, como o nosso.

Não à toa… A bolsa brasileira teve uma alta de 0,29%, fechando aos 136.502 pontos. Já o dólar se desvalorizou e caiu mais de 1%, terminando a sessão a R$ 5,57.

Avatar de Niceana Maria

Por Niceana Maria

Jornalista; Licenciada em Letras Português/Inglês

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora