Às 20:07 de ontem, Moraes intimou o Elon Musk a indicar um representante legal do X no Brasil em 24 horas, sob pena de suspensão imediata da rede social no país — ironicamente, a comunicação foi feita pelo próprio X.
Este exato momento é o mais próximo que já estivemos de ter a rede social de fato fora do ar desde que o embate entre o ministro e o empresário começou.
Relembrando…
Lá em abril, um jornalista americano publicou o Twitter Files, um dossiê de arquivos mostrando como o STF, TSE e autoridades do Judiciário brasileiro pressionaram o X a derrubar perfis e publicações.
Poucos dias depois, com a repercussão, parlamentares dos EUA divulgaram um documento com mais de 500 páginas, mostrando ordens do Judiciário ao Twitter e expondo quase 90 decisões sigilosas do Moraes e do TSE.
Alguns meses depois, Moraes pareceu não ter entendido o recado e continuou mandando mais decretos sigilosos de remoção de perfis e posts de influenciadores de direita da plataforma.
- Acontece que, além de não cumprir, o X simplesmente passou a publicar os decretos secretos do ministro para o mundo inteiro ver.
Foi aí, então, que Moraes deu uma decisão dizendo que ou a plataforma derrubava os perfis indicados por ele, ou a representante legal da rede social no Brasil poderia ser presa por desobediência.
Consequência: No dia 18/08, o X decidiu fechar o escritório e encerrar os contratos no nosso país. Isso porque, sem responsáveis por aqui, não tem quem Moraes possa mandar prender.
🃏 Cartada Final?
Apesar disso tudo, Moraes encontrou outro caminho para tentar frear as ações do Musk, dando uma cartada final, que pode fazer estarmos a algumas horas de não ter mais uma das principais redes sociais no Brasil.
Ao todo, 22 milhões de usuários correm risco de ficar sem a plataforma. O Brasil é o sexto país com mais usuários do X no mundo, ficando atrás apenas dos EUA, Japão, Índia, Inglaterra e Indonésia.
O X só é bloqueado em 7 países: China, Coreia do Norte, Irã, Rússia, Turcomenistão, Mianmar e Venezuela.
One reply on “Moraes ameaça Musk de suspender X no Brasil”
[…] No entanto, às 20:07 desta quarta, Moraes intimou a rede social a indicar um representante legal no país em 24h, sob pena de suspensão do app no país. Falei sobre isso na pauta de ontem […]
CurtirCurtir