A Petrobras, maior empresa do país, reportou um prejuízo de R$ 2,6 bilhões no segundo trimestre, vindo ainda pior do que a queda já esperada pelo mercado.
Por que importa? Esse é o primeiro report de resultados desde que Magda Chambriard assumiu a presidência da empresa. Esse deve ser o grande assunto do mercado ao longo dessa sexta.
Ela assumiu depois que conflitos internos causaram a demissão do antigo presidente. Magda é vista como mais obediente às ordens de Lula — que foi quem a indicou ao cargo.
O atual cenário do petróleo;
A queda na produção da Petrobras entre um trimestre e outro pesou no resultado. Além disso, o dólar subiu mais de 15% neste ano e deixou o preço dos combustíveis por aqui defasado.
Aprofundando: Existe uma diferença entre o nosso mercado interno e o que está sendo praticado no resto do mundo. O Brasil importa petróleo refinado a um preço mais caro, e o governo não tem mexido nos valores nos postos.
Isso faz com que os preços dos combustíveis possam estar sendo segurados artificialmente — mais baixos do que deveriam —, fazendo a Petrobras correr o risco de acumular prejuízos.
Bottom-line: Com a economia dos EUA e China, o preço do barril está em queda desde o último mês, o que também pode impactar nos próximos resultados da Petrobras.