
Trump e Bolsonaro vs. Lula. O presidente dos EUA posto no Truth Social que o Brasil está fazendo “algo terrível” com Bolsonaro e chamou os processos de “caça às bruxas”. Como resposta, Lula disse que “ninguém está acima da lei” e reforçou: “que deem palpite na sua vida e não na nossa”.
Mais tarifas. Os EUA anunciaram tarifas de 25% a 40% sobre produtos do Japão, Coreia do Sul e outros países a partir de 1º de agosto. Segundo Trump, os déficits comerciais são inaceitáveis — e quem ousar retaliar pode receber uma sobretaxa ainda maior.
Mergulho histórico. Depois de 100 anos de proibição para banho, o rio Sena foi reaberto aos nadadores em Paris. A liberação é vista como legado das Olimpíadas de 2024, que motivaram um investimento de € 1,4 bi na limpeza da água.
Calor na Europa. Portugal registrou 284 mortes acima do esperado durante o recente alerta de calor, com mais de 70% dos óbitos entre pessoas com 85 anos ou mais. A onda de calor segue até o meio da semana, com temperaturas europeias podendo bater 40°C no interior.
Choque no Kremlin. O ex-ministro dos Transportes da Rússia, Roman Starovoit, foi encontrado morto poucas horas após ser demitido por Putin. Autoridades tratam o caso como suicídio. A demissão ocorreu em meio a falhas de segurança e a uma onda de cancelamentos de voos após ataques ucranianos.
Cúpula em Washington. Durante jantar na Casa Branca, Netanyahu entregou a Trump uma carta indicando-o ao Prêmio Nobel da Paz, um agrado estratégico em meio às negociações de cessar-fogo em Gaza. Ambos também discutiram um plano para realocar palestinos da Faixa de Gaza para outros países do Oriente Médio.