Categorias
INTERNACIONAL

O First Day in Office de Donald Trump foi agitado

USA Today

First Day at the Office. Com o tradicional juramento, Donald Trump tomou oficialmente posse como o 47º presidente dos Estados Unidos.

Em seguida, ele fez um discurso de 30 minutos falando que o “declínio da América chegou ao fim” e trazendo outros pontos da sua agenda Make America Great Again. Vamos aos 5 principais pontos…

  • 1) Emergência na fronteira: Indicou que vai “fechar o cerco” na fronteira sul do país e prometeu expulsar todos que entraram ilegalmente no país.
  • 2) Economia e protecionismo: Anunciou planos para taxar outros países e encerrar incentivos a veículos elétricos, afirmando que a América voltará a ser um país industrial e energeticamente independente.
  • 3) Política de gênero: Afirmou que os EUA serão ‘’uma nação com dois gêneros: masculino e feminino’’.
  • 4) Liberdade de expressão: Prometeu restaurar a liberdade de imprensa e reintegrar funcionários públicos que foram dispensados por não apresentarem comprovantes de vacina contra a COVID-19.
  • 5) Expansão territorial: Disse que os EUA voltarão a crescer territorialmente, mencionando a intenção de “retomar o controle” do Canal do Panamá e de enviar astronautas para fincar a bandeira americana em Marte.

Em um tom otimista, Trump afirmou que é o início de uma “era de ouro” para o país. Ele reivindicou influência no cessar-fogo entre Israel e Hamas, acusou o Panamá de violar o tratado do canal e confirmou a intenção de renomear o Golfo do México para Golfo da América — o que fez Hillary Clinton cair na gargalhada.

Clique aqui se quiser assistir ao discurso completo.

Com o frio de D.C., o evento teve que ser dentro do Congresso, o que deixou vários convidados de fora, incluindo a comitiva brasileira que tinha Eduardo e Michelle Bolsonaro. Eles viram a cerimônia pelo telão do lado de fora.

💸 Enquanto isso, personalidades como Musk, Zuckerberg, Bernard Arnault, Bezos, Dana White, Logan e Jake Paul estiveram presentes.Confira aqui algumas das fotos mais inusitadas tiradas durante a posse.

Do discurso para a canetada ✒️

Após seu discurso e um evento com apoiadores, Donald Trump assinou uma chuva de medidas, sendo boa parte delas promessas que ele já vinha falando em sua campanha. Aqui vão as principais e que mais estão repercutindo:

🥐 Tirou os EUA do Acordo de Paris, feito entre os principais países do mundo traçando metas para controle das mudanças climáticas;

🆓 Concedeu perdão para todos os réus do 06 de janeiro, quando aconteceu a invasão de apoiadores de Trump ao Capitólio;

🧑‍⚕️ Tirou os EUA da OMS, argumentando que o país gasta mais do que qualquer outro, dando exemplo que a China paga US$ 39M, enquanto os EUA pagam US$ 500M.

📲 Aumentou o prazo de banimento do TikTok, que passa a ter +75 dias para realizar uma possível venda — e sugeriu que os EUA tenham parte da companhia;

🇨🇺 Colocou novamente a Cuba na lista de países reconhecidos pelos EUA como patrocinadores de terroristas;

🏢 Determinou a volta de todos os funcionários do governo federal americano ao trabalho presencial;

🇲🇽 Decretou emergência na situação da fronteira sul do país, terminou com app que facilitava a entrada de imigrantes legalmente e autorizou militares a irem para a fronteira com México;

🍼 Acabou com a cidadania por nascimento nos EUA para filho de imigrantes ilegais ou de turistas em visita ao país.

Você pode ver a lista completa aqui.

👴🏻 Falando em canetadas, aos 45’ do 2º tempo do seu governo, Joe Biden concedeu perdão presidencial aos membros da sua família, além de membros do seu governo. Nenhum deles é acusado de algum crime, mas Biden parece ter feito isso para evitar possíveis retaliações do Trump.

Avatar de Niceana Maria

Por Niceana Maria

Jornalista; Licenciada em Letras Português/Inglês

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora