
Se existe algo que as redes sociais possibilitaram, especialmente nos últimos anos com Instagram e TikTok, foi a oportunidade de qualquer tipo de conteúdo, independentemente do setor, poder viralizar.
Esse foi o caso da The Jet Business, uma empresa britânica que se autopromove como o primeiro e único showroom de aviação corporativa de rua do mundo para marketing e aquisição de jatos executivos.
Em janeiro de 2025, sua conta no TikTok alcançou 2,3 milhões de seguidores. O que eles fizeram? Passaram a compartilhar o dia a dia da empresa, como o processo de compra de aviões particulares.
Além desse tipo de conteúdo, a companhia passou a gravar vídeos em um formato que muito se assemelha a esquetes de comédia — não é possível afirmar ou negar se alguns deles realmente foram roteirizadas.
Uma das gravações, por exemplo, retrata uma jovem de 19 anos que recebeu a autorização do pai para comprar o seu primeiro jato. No entanto, a menina aparece por pouco tempo no vídeo.
A grande sacada foi criar uma capa para o conteúdo que juntasse a imagem da moça com a frase “jovem de 19 anos compra jatinho privado” para chamar a atenção.
Ao longo do vídeo, que dura 3 minutos, o que mais vemos é o fundador da empresa explicando a ela o processo de seleção de aviões, incluindo:
- Número de passageiros;
- Como os jatos são recomendados com base na duração média da viagem;
- Os limites de altura da cabine.
Essa explicação, seja ela encenada ou não, posiciona a The Jet Business — e o founder — como a especialista no assunto. O resultado do vídeo: Mais de 36 milhões de visualizações. Confira-o aqui.
Inclusive, a mesma “fórmula”, fez com que outros conteúdos alcançassem mais de 10 milhões de views.
A importância de um “rosto” perante às câmeras
Atualmente, vemos cada vez mais colaboradores de todos os setores dispostos a ser os criadores de conteúdo nas redes sociais de seus empregadores.
O motivo? Esse tipo de material, que em muitos casos mostra os bastidores das empresas e responde dúvidas referentes a produtos e serviços, gera conexão, confiança e autenticidade.
Para se ter uma ideia, pesquisas mostram que 86% dos consumidores consideram a autenticidade com essencial na tomada de decisões de compra. Logo, esse tipo de conteúdo oferece uma visão transparente das pessoas por trás das marcas.
Para a The Jet Business, o escolhido é o fundador Steve Varsano, que além de ser um vendedor nato e conhecer muito sobre o produto, age de forma muito natural, confortável e eloquente diante das câmeras.
- Ele claramente é uma pessoa em que o consumidor-alvo confiaria, além de ter uma personalidade que muitos admirariam naturalmente.
Por falar em confiança… Outra estratégia utilizada é gravar a reação do fundador em relação a conteúdos virais no TikTok sobre jatos privados, utilizando sua expertise para, especialmente, corrigir conceitos equivocados. Veja aqui.
Hoje, mais de 50 de seus vídeos no app chinês têm mais de 1 milhão de visualizações. Caso você esteja se perguntando se a empresa já vendeu um jato por conta do TikTok, Varsano já disse que sim.