
O presidente Lula demitiu o seu ministro da Secretaria da Comunicação da Presidência (Secom) Paulo Pimenta, deputado federal do PT. O anúncio foi feito pelo próprio Pimenta no Palácio do Planalto.
Segundo o agora ex-ministro, Luiz Inácio quer buscar um perfil diferente para a nova fase da comunicação do governo. “Tivemos uma fase de plantação; a partir de 2025 vamos ter o período da colheita”.
Toda essa tranquilidade — ao menos aparente — do ministro se explica porque é bem provável que Lula o realoque em alguma área do governo.
- Inclusive, ele deu a entender que será quase imediato e que apenas pediu uma semana de férias antes de conversar com Lula.
O perfil diferente: Agora, quem assume a Secom será Sidônio Palmeira, o publicitário responsável pela campanha vitoriosa do petista à presidência em 2022, contra Bolsonaro.
Zoom out: A troca do PP, o Pimenta, é a 7ª de um ministro no atual governo Lula , mas possivelmente foi a menos conturbada. O primeiro foi Gonçalves Dias, após a polêmica das imagens das câmeras de 01/08/2023, e o mais recente foi Silvio de Almeida, após acusação de assédio sexual, em setembro.