
Uma pesquisa mostrou que o sentimento da população americana em relação à economia do país chegou no nível mais alto desde abril, com o índice batendo os 74 pontos, acima dos quase 72 de novembro.
Mas o grande ponto dos números apresentados pela Universidade de Michigan é a diferença da tendência dessa percepção desde a eleição ao dividirmos os respondentes pela posição política.
- 🐘 O sentimento dos republicanos saltou para uma pontuação de 81,6. Para se ter uma ideia, em outubro, esse indicador estava em 53,6.
- 🫏 Enquanto isso, o sentimento dos democratas caiu de 91,4 em outubro para 70,9 em dezembro.
Ao falar sobre “expectativas futuras” e não “percepções atuais”, a diferença entre os números fica ainda maior. Repare no ponto de virada de cada linha do gráfico desde o período das eleições:

Aliás, os democratas nunca estiveram tão pessimistas, com exceção da crise de 2008 e do início da pandemia. Já os republicanos nunca estiveram tão otimistas desde o primeiro mandato do Trump.
Esse gap total entre as linhas e, principalmente, entre as tendências de cada uma no pós-eleições parecem indicar que pessoas têm suas percepções sobre a economia enviesadas de acordo com as suas opiniões sobre quem está no poder.