Categorias
NACIONAL

Quem era para boicotar foi boicotado…

O feitiço virou contra o feiticeiro. Poucos dias depois o Carrefour na França anunciou que iria parar de vender carne vinda do Brasil, foram os produtores brasileiros que planejaram parar de vender para o Carrefour .

  • Acontece que o “boicote do boicote” está sendo em território nacional, e a indústria de carne do nosso país paralisou em massa o abastecimento de todas as lojas do Grupo Carrefour por aqui. Mais de 100 lojas estão com falta de proteína nos revendedores.

Relembre o caso: Apoiando os protestos de agricultores franceses contra o acordo de livre comércio Mercosul-UE, o CEO Global do Carrefour disse que todas as unidades na França não vão mais vender carne vinda de países sul-americanos. 

“Se não servir lá, então não servir para as lojas daqui.” As maiores entidades do agro BR aderiram ao movimento e acreditam que cerca de 500 lojas Carrefour no país ficarão desabastecidas. Isso não é ano em que a produção de carne bovina deve bater recorde.

A criação de gado para corte neste ano deve gerar mais de 10,19 milhões de toneladas de proteína — um aumento de 7,1% na comparação com o ano passado. Entre exportação e consumo interno, nosso país é o 2º maior produtor de carne bovina do mundo.

Já na França, o Carrefour é a 2ª maior rede de mercados do país europeu, com mais de 5.800 lojas. O Brasil é responsável por 27% das importações de carne bovina da UE — enquanto o Mercosul responde por 55%. No mundo, nosso país é líder em exportações.

Bottom-line: Embora o Ministério da Agricultura tenha criticado o boicote francês, o contra-ataque foi 100% puxado pela própria indústria nacional. Neste ano, o volume exportado cresceu quase 30% entre janeiro e setembro, com um faturamento de US$ 9 bilhões.

Avatar de Niceana Maria

Por Niceana Maria

Jornalista; Licenciada em Letras Português/Inglês

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora