Categorias
NACIONAL

Desacelerou

O IPCA — o principal número da inflação, para os leigos — do mês de maio veio abaixo do esperado, trazendo o questionamento se a alta de preços já passou pelo seu topo. Será?

Antes, a notícia: O indicador teve alta de 0,47% em relação ao mês anterior, sendo que a expectativa do mercado era de 0,6%.

O que isso significa? Os preços subiram, mas menos do que o esperado — essa foi, na verdade, a primeira taxa mensal abaixo de 1% desde janeiro. Essa desaceleração está dividindo os economistas…

De um lado, estão os que acreditam que a inflação chegou ao pico;

Do outro, alguns apostam que os preços continuarão disparando neste ano.

Com essa dúvida, não há um consenso sobre quais serão os próximos passos do Banco Central em relação aos juros, usados para conter a inflação. Resta esperar.

Dentre os maiores vilões de maio, estão as passagens aéreas e os remédios. Já os que mais aliviaram foram a energia elétrica — a bandeira esverdeou — e os alimentos.

Sobre os alimentos, inclusive… Bolsonaro pediu, ontem, que os supermercados diminuam a margem de lucro na cesta básica. A intenção é que os empresários ajudem a conter a alta dos preços para as famílias, principalmente as mais pobres.

Avatar de Niceana Maria

Por Niceana Maria

Jornalista; Licenciada em Letras Português/Inglês

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora