Categorias
INTERNACIONAL

Pela terra, pelo ar e pelo mar

A invasão da Rússia à Ucrânia já é o maior ataque de um país europeu sobre outro desde a Segunda Guerra Mundial.

Para quem perdeu, a justificativa dada pelo presidente Putin para a ação militar foi proteger os grupos separatistas na região leste do país vizinho.

As fatalidades no 1ª dia

Segundo a Ucrânia, pelo menos 137 pessoas morreram e outras 316 ficaram feridas durante os ataques de ontem. Além disso, 1.600 russos foram reprimidos e presos pelo governo de seu país por protestarem contra a operação.

Os russos tomaram desde um aeroporto militar até mesmo a região de Chernobyl, onde há um depósito de resíduos nucleares.

A Ucrânia está em grande desvantagem quando se fala em poderio militar, o que levou o presidente a convocar os cidadãos a se alistarem e os veteranos a se apresentarem, liberando o uso de armas.

Para ajudar, a OTAN disse que vai reforçar suas tropas na região, colocando mais de 100 aviões de guerra em alerta máximo.

As fugas e tentativas de se proteger

Cidadãos ucranianos estão fazendo o que podem para saírem ilesos. Estima-se que mais de 100 mil pessoas tenham deixado suas casas, e os primeiros refugiados já estão chegando à Hungria e à Romênia. Ainda ontem, inclusive, a UE anunciou que vai aceitar um número ilimitado de refugiados.

As sanções econômicas

As punições prometidas ainda estão em desenvolvimento, mas algumas já foram anunciadas. Joe Biden disse que o governo americano, a OTAN e seus aliados vão limitar a capacidade da Rússia de fazer negócios em dólares e outras moedas.

A ideia é quase tornar Moscou uma “ilha financeira”, banindo exportações e congelando o sistema bancário em relação ao resto do mundo.

E há também aquelas sanções a longo prazo, como prejudicar os russos na competição pela economia de alta tecnologia do século XXI.

No entanto, para alguns, a postura da ONU, de Biden e dos aliados da OTAN tem sido vista como branda diante da gravidade do ataque russo.

PS: Além dos governos e organizações, empresas e consumidores também devem sentir o impacto das sanções.

Avatar de Niceana Maria

Por Niceana Maria

Jornalista; Licenciada em Letras Português/Inglês

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora