“Punições rígidas, como amputações de mãos e execuções, voltarão ao Afeganistão” — foi o que disse Nooruddin Turabi, um dos fundadores do Talibã, em uma entrevista.
Segundo ele, embora os juízes julguem os casos, as leis no país serão baseadas no Alcorão, ou seja, no que o Talibã interpreta do livro. Turabi ainda disse que cortar as mãos é necessário para a segurança.
Depois de semanas em que o Talibã tenta mostrar uma imagem diferente, a fala deixa claro que o grupo continua na mesma linha.
A aplicação de táticas de governo severas já havia sido sinalizada quando o grupo anunciou que o comando seria feito por funcionários da velha guarda, formando um gabinete exclusivamente masculino.
Enquanto isso, os refugiados afegãos…
Quando a tomada de poder começou, o Airbnb prometeu acomodar 20 mil refugiados em seu braço de caridade. Agora, a empresa anunciou que esse número será dobrado.
Na prática, se a demanda e a oferta estiverem alinhadas, haverá recursos para fornecer moradia para 40 mil refugiados afegãos.
Segundo a empresa, 5 mil anfitriões ofereceram estadias gratuitas ou com desconto para refugiados afegãos até agora — além das estadias financiadas pelo Airbnb
Além do Airbnb, Verizon, Walmart e Texas Medical Technology também se ofereceram para ajudar as mais de 100.000 pessoas que fugiram do país.