Na semana passada, o Reino Unido anunciou que viajantes totalmente vacinados de 17 países não vão precisar mais de quarentena ao entrar na Inglaterra. Só que… a Índia ficou de fora.
A maior parte das doses administradas entre os indianos é da AstraZeneca, aprovada no Reino Unido, mas fabricada no país por um instituto local.
Inclusive, a Índia já forneceu 5 milhões de doses ao Reino Unido. Com isso, o país chamou as regras britânicas de discriminatórias, já avisando que vai revidar.
Por que é relevante? Alguns legisladores afirmam que a exclusão de viajantes com uma vacina aprovada é ofensiva. Outros disseram até que “cheira a racismo”.
A Índia se preocupa porque muitos de seus cidadãos costumam viajar para o Reino Unido para trabalhar, estudar ou visitar a família, já que são ex-colônia britânica.
A explicação do Reino Unido: Foram levantadas dúvidas em relação ao processo de certificação de vacina indiano, não o reconhecendo por causa de preocupações com sua segurança. Basicamente, falta confiança no aplicativo do país.
Para ficar atento… A questão não parece ser mais somente garantir a vacinação com as doses necessárias, mas também envolve confiança nos países de origem.