Que a pior crise hídrica dos últimos 91 anos tem um impacto direto na conta da energia você já sabe. O que talvez você ainda não tenha noção é do impacto da falta de água no transporte de cargas.
Calma… Por que eu deveria saber disso? Vai afetar o bolso. Diversos produtos, especialmente os agrícolas, são transportados pelos rios que cruzam os estados brasileiros.
- Com a falta de chuva, além da escassez de água para o plantio, falta água para navegar e o transporte de muitos commodities fica mais caro.
Exemplificando:
Pense na soja, uma das matérias primas mais importantes do mundo. Enquanto um caminhão é capaz de carregar 50 toneladas de soja, uma barcaça pode levar 6.000 toneladas.
Para se ter uma ideia, o transporte hidroviário chega a ser 70% mais barato do que o rodoviário e 30% do que por ferrovias.
O impacto direto disso? É só pensar nos derivados da soja, que é essencial para a cadeia de desenvolvimento de milhares de produtos do dia a dia. Desde cosméticos no seu banheiro, até a ração do frango no seu congelador.
Zoom out: A soja é apenas um dos produtos que é transportado pelas hidrovias. O prejuízo estimado no setor é de R$ 6,5 bilhões entre setembro e dezembro com a paralisação das hidrovias, o que certamente será repassado para os alimentos.