Ontem, a União Europeia anunciou a doação de mais 200 milhões de vacinas contra COVID-19, somadas às 250 milhões já doadas.
Segundo a presidente da Comissão Europeia, a Europa fez mais do que qualquer outra região nesse sentido — metade das 1,4 bilhão de doses produzidas no bloco foram exportadas.
- Apesar da ação, a Presidente da Comissão Europeia admitiu que há uma grande disparidade na vacinação pelo mundo.
E isso é fato. Os países de baixa renda receberam menos de 1% das doses globais. A África, por exemplo, só imunizou cerca de 3,5% de sua população. O diretor da OMS resumiu: os países africanos foram abandonados pelo resto do mundo.
As autoridades africanas, então, pediram aos fabricantes que facilitem a venda de imunizantes para a região — segundo elas, as farmacêuticas nunca deram aos países do continente o acesso apropriado às vacinas.
E por falar em vacinas…
Biden se reuniu com CEOs de empresas como Microsoft e Disney para discutir a exigência da vacinação, ou de testes regulares, para empresas com + 100 funcionários.
- A medida foi aderida de prontidão por várias companhias, enquanto alguns republicanos ameaçaram processar o governo por causa da decisão.
Inclusive; nessa semana, o Arizona abriu um processo contra o mandato. A forma como a medida se comportará no tribunal, no entanto, aonda é uma incógnita.