A NBC é a emissora que detém os direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos nos Estados Unidos, e parece que, se tratando de TV, a investida não está trazendo resultados positivos.
Tudo bem que, no horário nobre, a empresa ainda bate a maioria de suas concorrentes, com uma média de 13,5 milhões de espectadores.
Apesar disso, a companhia registrou uma queda de 45% na audiência em relação aos Jogos do Rio em 2016. Já os números do horário nobre representam uma queda ainda pior, de 51% .
Mas… por quê?
Os motivos podem ser vários. Desde a enorme variedade de plataformas para assistir às competições — o que parece ter confundido muitas pessoas —, passando pela questão do fuso horário e pela força das redes sociais, até a ausência de público, o que tira boa parte do fator entretenimento.
No entanto, as mudanças na maneira como consumimos conteúdo — que se intensificaram nesses últimos cinco anos — são o principal motivo. É só pensar quanto tempo você gasta vendo TV a cabo hoje e quanto tempo gastava em 2016.
A gente sabe… Só diminuiu de lá pra cá. E as Olimpíadas estão deixando isso muito nítido também para a NBC. No horário nobre, por exemplo, são mais de 3,3 milhões de telespectadores só pelo streaming.
Além disso, já são mais de 3 bilhões de minutos olímpicos assistidos pelo digital — marca que, segundo a empresa, deve ultrapassar o número de 2016 em breve.
Zoom out: O crescimento do online tem afetado a TV, e as grandes companhias estão sentindo isso na pele. Não à toa, a NBC — assim como outras gigantes — estão expandindo com tudo para o digital, focando em não perder relevância em um médio prazo. World is changing, baby.