Se o tema ‘urnas eletrônicas’ já estava pegando fogo, agora, então… Ontem, Alexandre de Moraes, ministro do STF, incluiu Bolsonaro como investigado no inquérito das “fake news”, atendendo ao pedido do Tribunal Superior Eleitoral.
Do que se trata?
Em uma live, na última quinta-feira, Jair fez acusações sobre a confiabilidade do voto eletrônico e ataques ao sistema eleitoral brasileiro — falando, inclusive, em fraude.
Foi aí, então, que o TSE protocolou uma notícia-crime, acusando Bolsonaro de espalhar informações falsas contra as instituições, em especial ao ministro Barroso, presidente do TSE.
Com isso… Alexandre de Moraes decidiu incluir JB como investigado no inquérito das “fake news”, solicitando a transcrição da live e o depoimento de outras testemunhas que participaram dela — incluindo o Ministro da Justiça, Anderson Torres.
E já vai começar. A investigação terá início imediato e será sigilosa. São 11 possíveis crimes citados por Moraes, de apologia ao crime a denunciação caluniosa. A depender da conclusão da investigação, muita coisa pode acontecer…