Durante o final de semana, dois atletas do time de futebol da África do Sul testaram positivo para o coronavírus na Vila Olímpica de Tóquio. Ambos já estão isolados, mas a preocupação de um possível surto aumenta entre as autoriades locais.
As primeiras confirmações oficiais em atletas acontecem a cinco dias da Cerimônia de Abertura, prevista para sexta-feira, dia 23. Seis outros britânicos também estão em observação.
Por que é relevante? Muito embora 80% dos residentes da Vila Olímpica já estejam vacinados por completo, o local abrigará mais de 11 mil atletas e qualquer infecção pode alterar significativamente o curso de uma modalidade e do evento como um todo.
O que acontece agora?
Todos os jogadores da seleção sul-africana de futebol estão em observação e esses dois, infelizmente, já não jogam mais. O protocolo exige que infectados sejam imediatamente isolados em um hotel específico, já preparado para situações similares.
Por falar em protocolo… Todos os atletas farão testes diários, sem exceção. Caso o resultado seja positivo ou inconclusivo, o atleta será imediatamente isolado e fará uma contraprova com duas metodologias diferentes.
Bottom line: Antes mesmo de começarem, os Jogos Olímpicos de Tóquio já estão marcados na história. Realizados sem torcedores e com uma taxa de rejeição altíssima da população anfritriã, veremos o que as próximas semanas reservam para os mais de 206 países.