Categorias
CPI DA COVID-19

Depoimento na CPI termina com prisão de Roberto Dias

Isso mesmo, prisão. O presidente da CPI, Omar Aziz, mandou prender Roberto Dias, ex-diretor de Logística da Saúde, que estava prestando depoimento. Foi a primeira vez em que alguém sai da Comissão direto para a delegacia.

Pra entender: Dias foi convocado para dar explicações sobre a acusação de que ele teria pedido propina de US$ 1 por dose na compra da vacina Covaxin, além de que teria pressionado um servidor do ministério para agilizar as negociações.

Essas acusações foram feitas à CPI por Dominguetti, que se disse representante da Davati Medical Supply, empresa que estaria intermediando as negociações da compra da Covaxin. Relembre clicando aqui.

Mas, afinal, por que preso? Omar Aziz entendeu que Roberto Dias não cumpriu o juramento de falar a verdade durante a seção, mentindo e se esquivando das perguntas dos senadores.

O principal ponto: O presidente disse que Dias mentiu ao falar que não conhecia Dominguetti, sendo que um áudio já exibido na CPI e o próprio Dominguetti apontaram o contrário.

O que diz a defesa? Ainda na seção, disse que não há nenhuma prova concreta para tal decisão. Depois, a advogada de Dias decidiu que vai entrar no STF com o pedido de habeas corpus, alegando o crime de abuso de autoridade de Osmar Aziz.

Outra coisa que devem argumentar é que, pelo regimento do Senado, comissões não poderiam estar mais acontecendo àquela hora, tornando o ato nulo.

As próximas etapas: Dias foi levado pela Polícia Legislativa a uma delegacia e deve comparecer a uma audiência ainda hoje, para falar diante de um juiz.

Avatar de Niceana Maria

Por Niceana Maria

Jornalista; Licenciada em Letras Português/Inglês

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora