Como você já deve saber, na semana passada, parte de um prédio residencial de 12 andares e 136 apartamentos desabou em Surfise, cidade bem próxima de Miami, na Flórida. Aqui está tudo que se sabe até o momento.
Relato: O incidente aconteceu na madrugada de quinta-feira, e boa parte dos moradores estava dormindo. Autoridades estimam que mais de 150 pessoas estejam desaparecidas, e o número de óbitos chegou a 9 durante o final de semana.
Localizado na Collins Avenue, o edifício foi construído na década de 80 e estava passando por uma reforma no seu telhado, para atender aos padrões de segurança depois de 40 anos de existência.
O que chama atenção? Há três anos, um relatório demonstrou evidências de grandes danos estruturais sob o deck da piscina que causariam uma possível “deterioração de concreto” do estacionamento subterrâneo do condomínio.
Há indícios de que o prédio teve uma taxa de “afundamento” de cerca de 2 milímetros por ano de 1993 a 1999.
Apesar disso, a causa ainda é considerada desconhecida e não se pode afirmar se tais evidências foram realmente cruciais para o desmoronamento.
De qualquer forma… A prefeitura do condado ordenou que todos os edifícios com mais de 40 anos e 5 andares sejam vistoriados nos próximos 30 dias, assim como todos os que foram construídos pela empresa que fez o condomínio Champlain Towers.