Depois de dominar os noticiários com o aumento rápido de casos ao redor do mundo, a variante delta — originada na Índia — agora tem uma nova mutação.
É preocupante? O Ministério da Saúde da Índia, onde a mutação ‘plus’ já circula, divulgou um comunicado afirmando que um consórcio de 28 laboratórios informou três características preocupantes:
Maior transmissibilidade;
Ligação mais forte a receptores de células pulmonares;
Potencial redução na resposta de anticorpos monoclonais, que são administrados em alguns pacientes.
A relevância… A variante delta foi a maior responsável pela catástrofe indiana, logo, preocupa os países com a vacinação não tão acelerada. Joe Biden já disse, inclusive, que mais norte-americanos vão morrer quando a variante delta se espalhar mais. No entanto, alguns especialistas pedem calma.
O direcionamento, com mais ou menos mutações, continua o mesmo: seguir as restrições de onde você está e se vacinar assim que possível, já que vacinas como a Pfizer e a AstraZeneca já se mostraram eficazes contra as variantes.
Os países onde a mutação já foi identificada são: Reino Unido, EUA, Canadá, Índia, Japão, Nepal, Polônia, Portugal, Rússia, Suíça e Turquia