Pela primeira vez, na última semana, o Governo emitiu um alerta de emergência hídrica em 5 estados do país, de junho a setembro.
O anúncio veio depois que estudos alertaram que a região da Bacia do Paraná — que abrange MG, GO, MS, SP e PR— entrará em seu período com menor volume de chuvas, depois de meses já bastante secos.
A relevância; lembre-se que grande parte da nossa energia vem das hidrelétricas. Portanto, a falta de chuva impacta diretamente o abastecimento energético brasileiro, instaurando o medo de um racionamento de energia.
“Como isso impacta na minha vida?”
Primeiro, o efeito imediato na sua conta de luz. Com o baixo nível dos reservatórios, a Aneel decidiu que, em junho, será cobrada a bandeira vermelha na conta de energia, o patamar mais caro do sistema.
Segundo, se o risco hídrico não for controlado e um racionamento de energia realmente acontecer, você não vai poder ligar a luz quando quiser por um tempo.
Aproveitando o momento, especialistas ressaltam como nossa matriz é refém do clima e precisa ser diversificada a fim de garantir a segurança energética.