Categorias
INTERNACIONAL

Possível ato de terrorismo de estado e uma ameaça à aviação civil internacional

Bielorrússia em foco. Há alguns dias, Alexander Lukashenko — presidente da Bielorrússia e tido como o último ditador da Europa — forçou um voo que ia de Atenas para Vilnius, na Lituânia, a fazer uma parada não programada em sua capital, Minsk. Já que só se fala em Friends… Sim, a mesma Minsk para onde o namorado cientista da Phoebe foi.

Como Lukashenko conseguiu fazer isso? Quando o avião se aproximou do espaço aéreo da Lituânia, a Bielorrússia enviou um caça a jato para acompanhá-lo até Minsk, usando a desculpa de uma ameaça de bomba.

O que o presidente na verdade queria era capturar — em uma linguagem bem de filme de ação — o jornalista e opositor do governo Roman Protasevich. Ele foi preso e, agora, sua família implora para que os EUA e a União Europeia o salvem.

A atitude chocou os líderes europeus, denominando um ato de terrorismo de estado e uma ameaça à aviação civil internacional. A UE, inclusive, baniu todos os voos de Belarus desde então.

Para lembrar… No ano passado, após as eleições, várias manifestações foram repreendidas brutalmente pelo autoritário presidente, que governa já há quase 27 anos.

Avatar de Niceana Maria

Por Niceana Maria

Jornalista; Licenciada em Letras Português/Inglês

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora