Categorias
INTERNACIONAL

Pesquisa estadunidense sobre a origem do COVID-19 ganha novos rumos

Parece que a polêmica da origem do vírus se torna cada vez mais complicada e, ontem, algo interessante aconteceu.

Joe Biden mandou que sua equipe de inteligência investigue duas hipóteses sobre a origem do coronavírus e lhe traga resultados em até 90 dias. O presidente quer saber se o vírus surgiu por meio de:

1 – Contato humano com algum animal infectado ou

2 – Vazamento acidental de laboratório.

Flashback: Desde que a investigação liderada pela Organização Mundial de Saúde foi realizada na China, no início deste ano, a hipótese do vazamento não foi descartada.

Na época, os especialistas concluíram que o contágio por meio de um animal (1) era “muito provável”, enquanto um vazamento de laboratório (2) era “extremamente improvável”.

Por que agora? Nessa semana, as coisas esquentaram depois da divulgação de um relatório que apontou que três pesquisadores do Instituto de Virologia de Wuhan foram hospitalizados em novembro de 2019, com sintomas similares ao da COVID-19.

Na quinta passada, a revista Science também questionou o relatório da OMS, que, das 313 páginas totais, contém apenas quatro abordando a possibilidade de um acidente de laboratório.

Let’s see… Vamos aguardar os próximos dias e os relatórios futuros, muito embora, diante da falta de transparência do governo chinês sobre o assunto, talvez jamais saibamos a origem exata de um vírus que matou milhões de pessoas.

Avatar de Niceana Maria

Por Niceana Maria

Jornalista; Licenciada em Letras Português/Inglês

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora