Categorias
CPI DA COVID-19

CPI DA COVID-19: Eduardo Pazuello passa mal e depoimento é suspenso

O evento mais aguardado da CPI da COVID-19 definitivamente não aconteceu como a maiora das pessoas esperava. Ontem, o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, começou a prestar seu depoimento como testemunha, mas o ato foi suspenso.

O motivo? É aqui que a coisa fica interessante! Segundo o Senado Federal, a sessão foi suspensa porque o ex-ministro passou mal e foi atendido pelo médico e senador Otto Alencar. O general, no entanto, negou a afirmação.

Apesar disso e da permissão para ficar calado, Pazuello falou. Lembre-se que essa CPI tem como objetivo a investigação das condutas e omissões do Governo Federal no enfrentamento da pandemia.

A gestão de Pazuello foi marcada por algumas polêmicas, incluindo a recomendação de tratamento precoce e do uso da cloroquina, assim como pelo colapso da saúde em Manaus e a suposta demora do governo em comprar as vacinas.

Um prato cheio para os senadores, que não pouparam o depoente. Questionado sobre esses e outros temas, Pazuello afirmou que:

O Ministério da Saúde repassou aos demais entes da federação R$ 115 bilhões durante o ano de 2020, para o enfrentamento da pandemia;

Não houve qualquer ordem ou interferência do Governo Federal durante a sua gestão, alegando que teve 100% de liberdade para montar seu time e assumir a pauta;

As doses da Pfizer não foram adquiridas de prontidão, pois as cláusulas eram assustadoras e o preço era bem mais alto em relação as outras que estavam sendo negociadas;

Não foram adquiridas doses de vacinas pelo Consórcio Internacional Covax Facility, por causa do custo e da falta de garantias de recebimento;

Manaus só ficou sem oxigênio por 3 dias e que ele, inclusive, se antecipou em relação ao colapso que estava por vir;

Só houve distribuição de cloroquina por demanda dos próprios estados e municípios, não se tratando de uma iniciativa do Governo Federal em si.

Eduardo Pazuello — que ficou à frente da Saúde entre 16 de maio de 2020 e 24 de março de 2021 — disse à CPI da Pandemia que saiu do ministério porque “cumpriu sua missão”. Lembrando que, quando Pazuello assumiu o ministério, o Brasil tinha registrado 15000 mortos pelo COVID-19 e quando deixou o ministério atingimos a marca de 300000 mortos registrados.

O depoimento de Pazuello deve ser retomado hoje, por volta das 09:30 da manhã. Vamos ver no que vai dar.

Sempre gosto de reforçar que aqui, a conclusão e o senso crítico são sempre do leitor. O que faço é trazer a vocês a notícia de uma forma clara e o mais objetiva possível. Se quiser assistir o depoimento na íntegra, é só clicar a baixo.

Avatar de Niceana Maria

Por Niceana Maria

Jornalista; Licenciada em Letras Português/Inglês

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora