O tão aguardado discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell na sexta levou a fortes reações de queda das bolsas de valores e ainda deve movimentar o mercado nesta semana.
Antes das declarações, os índices de Wall Street operavam próximos da estabilidade, mas, depois, as quedas foram entre 1% e 2%. O Ibovespa seguiu os passos dos americanos e também caiu mais de 1%.
Curiosidade: O discurso reduziu o patrimônio das pessoas mais ricas dos Estados Unidos em US$ 78 bilhões. Só Bezos perdeu US$ 6,8 bilhões.
O que Powell disse?
“Custe o que custar”. O presidente do banco central americano afirmou que fará o que for preciso para controlar a inflação, mesmo que isso signifique o enfraquecimento do mercado de trabalho.
Explicando… O Federal Reserve tem aumentado os juros para conter a alta de preços. Quanto maior a taxa de juros, mais caro é para empresas pegarem empréstimos e, assim, investirem em crescimento e contratações.
Nas falas do presidente do Fed, “Sem estabilidade de preços, não alcançaremos um período sustentado de fortes condições do mercado de trabalho que beneficiem todos”. Agora é ver como o mercado vai continuar reagindo…